Fale com a Dra. Samira!

CONSULTAS E EXAMES

No início de ano, é muito comum que os seres humanos comecem a marcar consultas e exames para verificar se a saúde está em dia. Os animais de estimação também precisam de um check-up veterinário para que possam viver mais e melhor.

Temos o perigoso hábito de levar os pets à clínica veterinária só quando eles ficam doentes ou quando os tutores desejam realizar um procedimento como a castração. Embora essas atitudes sejam essenciais, os animais necessitam, ainda, de cuidados profissionais periódicos.

Os animais de estimação devem ser acostumados a fazer o check-up desde filhotes. A frequência ideal das consultas varia: os filhotes precisam ir até completarem a vacinação, os pets adultos, uma vez por ano, enquanto que os idosos precisam de cuidados semestrais.

Se o seu cão ou gato já sofre de alguma doença ou possui algum tipo de predisposição, a periodicidade das visitas pode variar, conforme a indicação do veterinário.

VACINA PARA CÃO E GATO

No início de ano, é muito comum que os seres humanos comecem a marcar consultas e exames para verificar se a saúde está em dia. Os animais de estimação também precisam de um check-up veterinário para que possam viver mais e melhor, por isso a vacina para cão e a vacina para gato devem ser uma de suas prioridades.

LIMPEZA E TÁRTARO

Uma boa alimentação, passeios, tosas, banhos e visitas ao veterinário devem ser hábitos para quem tem um cão. Sim, mas existe outro fator que também deve ser acompanhado pelos tutores, o cuidado com a saúde bucal do seu animal

Procedimentos como a escovação dos dentes e a limpeza de tártaro em cães são fundamentais para garantir o bem-estar dos animais, afastar o mau hálito e até mesmo prevenir doenças graves.

CASTRAÇÃO DE CÃO E GATO

A superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública, por isso a castração de cão e a castração de gato é essencial.

A maior parte dos animais não consegue um lar, ficando pelas ruas, procriando indesejadamente, com sede, fome, sem abrigo, doentes, correndo riscos de atropelamento, maus tratos, e alguns deles são utilizados em experiências em laboratórios, faculdades, hospitais sofrendo como cobaias.

A única e eficaz maneira de não permitir que isso aconteça é castrando seu animal.
Castração não é uma forma de mutilar o animal e sim de prevenir algumas doenças graves e evitar o abandono de filhotes impedindo as ninhadas indesejadas, praticando assim, a posse responsável.

Deve ser realizada por um médico veterinário em uma clínica devidamente equipada, pois qualquer tipo de cirurgia envolve riscos, por isso a importância do seu animal está sendo monitorado e bem assistido. A cirurgia é feita com anestesia geral, portanto indolor e dentro de dois ou três dias ele retomará suas atividades normalmente.

O pós-operatório dura em média de 07 a 10 dias e as instruções do médico veterinário devem ser seguidas para não correr o risco de ter alguma complicação durante esse período. Lembrando que o local onde o animal fica abrigado deve estar sempre limpo e higienizado para não causar infecções.

Após a castração os animas tendem a ficar mais tranquilos, podendo ganhar peso, por isso a importância de alimentação balanceada e o estímulo de atividade física, com brincadeiras e caminhadas.

Seja um tutor responsável, castre seu animal de estimação. A castração só oferece benefícios para seu melhor amigo e você contribui para a diminuição do crescimento populacional.

CIRURGIAS

Para que o corpo do animal suporte a operação, é preciso realizar vários exames a fim de determinar sua exata condição de saúde

ExisteM diversos motivos que fazem o pet precisar de uma cirurgia. Algumas doenças, por exemplo, só são curadas através desse procedimento médico. Emergências veterinárias, como acidentes e fraturas, e castração são situações que também exigem uma operação. Seja qual for a razão, a cirurgia em animais não pode ser realizada sem um preparo prévio.

Damos toda assistêncio no pré e pós operatório para garantir o sucesso dos procedimentos cirúrgicos.

Agilize seu contato. Fale diretamente com Dra. Samira